Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Lábios




Poucas pessoas sabem a quantidade de informações que é possível auferir apenas atentando-se aos lábios dos humanos.
Por exemplo, situações comuns em flertes são: grandes sorrisos (mostrando os dentes e com a face relaxada); morder os lábios, mas apenas um canto deles (ou direito ou esquerdo inferiores); mostrar a língua, lambendo principalmente o superior ou os dentes; projetá-los para frente, normalmente junto com os seios (bico sexy da Marilyn Monroe). Certamente são apenas indicadores, todavia, são fortes. E quando conjugados, resultam em uma leitura perfeita. Quem convive comigo ou com outros leitores dos sinais do corpo sabem que isso funciona cirurgicamente.
Nesse caso, o flerte é a situação em que você está “negociando” com a outra pessoa, mas que acontece a dúvida cruel do: “será que estou sendo  correspondido?”; “Será que a outra pessoa não está apenas sendo legal?”. Esses sinais lhe ajudam decisivamente.
Quando os lábios estão fechados em tensão sugerem disposição (precede uma afirmação ou atitude positiva, algo do tipo... “bora pra balada”); quando apertados, agressão ou concentração (quem estuda ou trabalha com programação costuma apertar os lábios); quando mordido nos superiores, ou no meio da parte inferior indica nervosismo, vontade de não falar algo, apreensão, hesitação (esse é clássico, enquanto interroga alguém sobre algo que a pessoa não quer falar, invariavelmente a mordidinha no lábio escapa).
Esse caso pode acontecer na situação da “negociação” também, caso a pessoa não tenha certeza se deve ou não avançar o sinal.
Molhar os lábios com a língua indica indecisão (tem gente que de tão indecisa desenvolve o cacoete de lamber rapidinho o lábio enquanto fala), mesmo que mostrar-se intencionalmente fazendo signifique tentativa de sedução (e quem não sabe que aquela passada de língua sexy da mulher gato significa isso?!). Importante verificar se a pessoa está perto de algo que goste muito, pois alguns tem o hábito de lamber os lábios nessas situações, normalmente comida, ou quando comeram algo gostoso (situação clássica em desenhos animados). É necessário verificar, no entanto, se a pessoa tem o hábito de lamber por estar com a boca seca, essas normalmente estão com a boca rachada e grandes chances de caírem no caso da indecisão.
Manter a boca aberta e a mandíbula caída indicam nervosismo, surpresa, assombro ou na melhor das hipóteses pressa (a clássica cena de cair o queixo por uma surpresa). Mantê-la fechada com os lábios unidos, principalmente quando conversando com alguém, significa calma e autoconfiança (pessoa séria e tranquila).
Morder os lábios repetidamente, contorcê-los ou quando eles estiverem trêmulos significa ansiedade ou nervosismo (alguns até gaguejam quando o lábio treme).
Lábios úmidos e avermelhados normalmente são vistos pelos homens como sinônimo de saúde e feminilidade além de mimetizar facialmente os órgãos genitais femininos com o avermelhado que significa que ela está sexualmente excitada. Zoólogos acreditam que os lábios femininos evoluíram como espelhos de suas genitálias, conhecido como eco genital permanente. Isso explica o porquê das mulheres utilizarem o subterfúgio do batom há tantos anos. Explica também o porquê do batom vermelho ser sinônimo de sexualidade (não só o vermelho, rosa, roxo...). Explica também porque muitos homens acham mulheres de batom ou gloss sexys.
Quando homens se referem a bocas femininas utilizam adjetivos como carnudos, sexys e convidativos, ou seja, mais literais. Já as mulheres quando o fazem, em referência aos masculinos, na verdade referem-se à atitude masculina como protetor ou carinhoso.
Colocar coisas contra os lábios ou levar coisas a boca representa uma referência da infância, uma tentativa de reviver aquela sensação de proteção existente na fase de bebê que ainda mama no peito. Isso significa que há sempre uma necessidade de autoafirmação por trás desses gestos. Os fumantes  são um bom exemplo disso, adolescentes que colocam canetas e lápis na boca na fase do colégio, bebês que chupam o dedo... Gente que rói unha também se enquadra aqui.
Colocar a mão nos lábios tapando-os é uma ação clara em crianças ao mentir. Quando adolescente, já não é tão evidente e mesmo que a intenção inicial seja colocar a mão na boca, o gesto que acontece é passar os dedos levemente ao redor dos lábios. Os adultos colocam a mão no nariz, pois o instinto é ainda mais rápido que o de uma criança de levar a mão a boca, mas antes de encerrar o gesto a mão muda a rota e vai até o nariz. Gesto imortalizado por Bill Clinton. Isso ocorre, pois o cérebro inconscientemente instrui a pessoa a levar a mão à boca com o objetivo de evitar ser descoberta.
Os casos clássicos conhecidos por todos e inclusive utilizados em chats, ou caricatamente em desenhos animados são:
Fazer bico  :>  – birra,  manha, contrariedade; 
Com os cantos para cima :) – feliz, alegre, satisfeito;
Com os cantos para baixo :( - triste, desapontado, insatisfeito
Mordendo os lábios - raiva
Lábios presos entre os dentes :# - não querer falar, guardando segredo
Agora, pare e pense comigo, se apenas a boca de uma pessoa já diz tanto de sua personalidade, pode-se imaginar quando começa a desvendar os outros segredos. Como eu disse uma vez, chega a ser covardia.


Publicado em: A Tribuna Regional no dia 26.05.2012
Editado/corrigido/pitaquiado por: Thiago Severgnini de Sousa
Escrito por:  @rjzucco

Nenhum comentário:

Postar um comentário