Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Olhos claros




Pessoas de olhos claros são normalmente admiradas por todos. Olhos verdes ou azuis costumam ser sinônimo de beleza. Não lembro algum dia ter ouvido "aquela loira de olhos castanhos", mas "aquela loira de olhos azuis" sim.
As pessoas gostam de olhos claros, pois acreditam que são escassos. Só que isso não é de todo verdade. Algumas cidades têm mais de 90% da população com olhos claros, e nem por isso eles preferem olhos escuros ou acham o castanho mais belo.
Mas então por que a preferência pelos olhos claros?
Olhos claros são melhores de ler! Eles são "claros" aos leitores.
Nossa pupila se contrai e se dilata de acordo com nossas emoções, reagindo a alguns estímulos. Ocorre que olhos castanhos, principalmente os escuros, mas mesmo os claros, tem uma coloração bem mais próxima a da pupila que olhos claros, fazendo que não enxerguemos facilmente as microalterações.
Essas manifestações acontecem bem rápido e muitas vezes apenas absorvemos a mensagem subliminar emitida. Mas com o olho claro fica passível de conscientemente percebermos, então automaticamente preferimos os claros.
Os olhos sempre foram a principal janela de comunicação, mesmo entre homens e animais há contato e comunicação visual. Naturalmente desenvolvemos as percepções.
Embora seja incrivelmente sutil, a comunicação ocular nos passa incontáveis informações, como por exemplo:
Pessoas entusiasmadas chegam a ter suas pupilas dilatadas em até quatro vezes o tamanho natural. Ao passo que pessoas brabas ou mal humoradas tem as pupilas contraídas.
Mal sabem os de olhos escuros o quanto nós, os de olhos claros, sofremos em dias bem iluminados, motivo pelo qual normalmente portamos mais rugas faciais que os outros.
Voltando às microexpressões, profissionais do poker valem-se de óculos escuros para esconder os olhos.
Em relacionamentos, pupila dilatada indica excitação e retraída, mentira.
Bom, agora já sabe que possui uma vantagem bem grande sobre os portadores de olhos claros, então use e abuse. Leia-os e esconda-se, jogue para vencer, porque na guerra da sedução vale tudo.

Agradecimentos: Meninas do Boticário de Santo Ângelo que se prestaram a posar para fotos mesmo ao final de um dia de trabalho, e também a Giana Matte e Krissie Soares que prontamente atenderam ao pedido de tirar uma foto no dia e me mandar.
Ao Chico e a Miriam que tiveram que ser convencidos mediante muito argumento e nenhum dinheiro.
Agradeço também ao "mala" do Giolima que editou algumas fotos, não sem brigar comigo primeiro.

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 08.12.2012
Corrigido/editado por Patrick Heinz



@rjzucco

Nenhum comentário:

Postar um comentário